domingo, 7 de maio de 2017

Notebook desligando sozinho


Hoje, eu recebi um chamado para fazer manutenção de notebook em Laranjeiras. A propósito eu faço atendimento no Centro, Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio de Janeiro (Laranjeiras, Largo do Machado, Catete, Flamengo, Botafogo, Urca, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico e Humaitá).

O problema:
O notebook desliga e/ou congela, repentinamente, após alguns minutos de funcionamento. O cliente também relatou que o navegador Google Chrome não está funcionando.

Avaliação:
Bom, isso acontece por diversas razões. Portanto, é preciso fazer uma análise criteriosa e detalhada para identificar o problema e agir de modo mais apropriado e assertivo.

Que razões são essas?
Superaquecimento, fonte de alimentação com defeito ou ineficiente, bateria, memória ram, disco rígido com defeito e arquivos de sistema danificados.

Testes:
Como são muitas possibilidades eu realizei diversos testes para ir eliminando as supostas causas de defeito. Então, realizei testes de memória, teste de disco rígido, teste de fonte de alimentação e teste de bateria. Até aqui tudo funcionando. Então perguntei ao cliente quanto tempo não fazia manutenção com limpeza no interior do notebook? Tais como limpeza de cooler e dissipador de calor. Ele respondeu que nunca haviam aberto o equipamento.
Como o notebook era antigo (2 anos) não tive dúvida!!! Esse desligamento é por conta de sujeira.

Os notebooks e desktops possuem um sistema de proteção que atuam sempre que os componentes atingem uma determinada temperatura eles desligam automaticamente para não queimar.

Solução:
Então desmontei o notebook e fiz uma limpeza interna (no cooler, no dissipador e nas demais peças e partes). Nossa, muita sujeira! Depois de limpo e montado fiz uma manutenção no sistema para corrigir o outro problema referente ao Google Chrome que não estava funcionando. Onde pude descobrir que o programa estava com arquivo corrompido e assim impedindo o seu funcionamento. Aí o desinstalei e instalei uma versão mais recente. Aproveitei e rodei o antivírus e limpei mais de 800 arquivos infectados.

Placa-mãe

Cooler antes

Cooler depois

Dissipador de calor antes

Dissipador de calor depois


Pronto! tudo voltou ao normal e o computador até apresentou um desempenho excepcional, segundo as palavras do cliente.

Nenhum comentário: